13/03/2009

7galo


Coloco esta foto da moto clássica 7galo, pois ela representa entre tantas outras coisas, liberdade, mudança rápida, responsabilidade e respeito.
Liberdade devido a poder ir a qualquer lugar, sem ficar sufocado por chapas em tudo quanto é lado.
Mudança rápida, é por que com o motor que essa máquina tem (750cc) vai-se a inúmeros lugares com rapidez.
Responsabilidade e respeito, pois para se pilotar uma moto dessas deve-se ter a responsabilidade de respitar a história que ela carrega e respeitar ainda mais as leis de trânsito e o seu próximo.
Valeu e até mais...

"Medo" de não escrever bem

Olá caros amigos internautas!
Nesta semana, durante o meu surfe pela rede mundial encontrei um blog no qual o autor falava de algo que também me aflige quando penso em me tornar um publicador assíduo e constante na web: O "medo" dos erros de português (ainda mais com essa nova ortografia), afinal, praticamente todo mundo "condena" quem comete erros de português quando publica algo, mas afirmo com certeza que todas as pessoas já cometeram tal erro.
Bem , no blog em que me referi o autor assumiu que também tinha este medo e publicou algumas dicas de autores reconhecidos.
É importante deixar claro que quando me refiro a erros de português, quero abranger também o fato de escrever bem ou não.
Segue abaixo as dicas de que falei:

George Orwell

  1. Nunca use chavões, metáforas ou outras figuras de linguagem que você esteja acostumado a ver na imprensa.
  2. Nunca use uma palavra longa onde uma curta é suficiente.
  3. Se for possível cortar uma palavra, sempre a corte.
  4. Nunca use a voz passiva se puder usar a ativa.
  5. Nunca use uma frase estrangeira, um termo científico ou um jargão se você consegue pensar em um equivalente comum.
  6. Quebre qualquer destas regras antes de escrever alguma barbaridade.
Ernest Hemingway

  1. Use frases curtas
    Hemingway era famoso pelo seu estilo minimalista que dispensava floreios e ia direto ao ponto. Um grande exemplo disso pode ser visto quando ele foi desafiado a contar uma história com apenas seis palavras. O resultado foi: “For sale: baby shoes, never used” (traduzindo… Para venda: sapato de bebês, nunca usados). Isso é genialidade…
  2. Inicie com um parágrafo curto
    Veja a abertura deste artigo.
  3. Escreva com vigor
    Seja vigoroso quando transmitir as suas idéias. Nenhum leitor continua lendo ou lembra um texto que não o convenceu das suas idéias.
  4. Escreva positivamente
    Hemingway não era uma pessoa muito positiva. Então o que significa ser positivo? Bem, você conhece a história do copo cheio e do copo vazio? Se sim, a idéia é parecida: passe a descrever o que as coisas são, e não o que elas não são.
  5. Saiba separar o joio do trigo
    Hemingway disse: “Eu escrevo uma obra de arte para cada 90 textos horríveis”. Saiba reconhecer o que é bom e o que é ruim, descartando o que não for do agrado (ou refazendo).
Stephen King

  1. Vá direto ao ponto
    Não desperdice o tempo do seu leitor com longas introduções ou adendos, ao invés disso vá direto ao ponto.
  2. Escreva um rascunho e o deixe descansando
    King recomenda que você escreva um rascunho e o deixe descansando por um tempo. A quantidade de tempo varia para cada pessoa, mas a idéia aqui é desvincular a sua cabeça do que foi escrito e esquecer o texto um tempo para que depois, quando você for ler denovo, você tenha uma visão parecida com a que o leitor terá quando ler o texto pela primeira vez. Assim você aumenta as chances de descobrir uma maior quantidade de falhas e corrigi-las.
  3. Corte o seu texto
    Tente remover palavras e sentenças desnecessárias no seu texto. Essa idéia vem de uma rejeição que King teve no início da carreira por ter um texto muito longo com muita “gordura”. Mas tome cuidado também para não remover coisas demais e causar o efeito inverso.
  4. Não se preocupe muito com o que os outros podem pensar
    Cada pessoa que ler o seu texto vai ter uma opinião diferente sobre o que você escreveu. Uns vão gostar, outros odiar, outros até confundir a ficção com a realidade. Saiba absorver as críticas construtivas e ignorar os comentários que não te ajudam em nada.
  5. Leia muito
    Quanto mais você lê, mais informações você absorve tanto relativas ao mundo à sua volta quanto à maneiras de se escrever. Se você escreve, ler regularmente irá fazer você absorver aspectos de vários autores que farão a sua identidade como autor. Ler também expande os seus horizontes e aumenta o seu conhecimento sobre o mundo. LEIA MUITO!
  6. Escreva muito
    Para escrever bem, você obviamente tem que escrever bastante. A prática leva sempre à textos melhores.
Certo pessoal aí estão as dicas, mas para quem quiser conferir a fonte o endereço é: www.produzindo.net/dicas-de-diversos-autores-para-se-escrever-bem/

Até a próxima...

FAÇA SUAS PESQUISAS SEM SAIR DAQUI!

Pesquisa personalizada

Quem me segue?