18/03/2009

Marca e arquitetura

Para que possamos fazer o relacionamento entre marca e arquitetura, primeiro vamos definir o que é marca.



  1. “Um nome, um termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que têm o propósito de identificar bens ou serviços de um grupo de vendedores e de diferenciá-los de seus concorrentes”(AMA (American Marketing Association) baseada em Kotler)

  2. “Marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizado em um logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor. Trata-se de um sistema integrado que promete e entrega soluções desejadas pelas pessoas.”(José Roberto Martins)

E o que é arquitetura?



Segundo o site: http://www.iab-ba.org.br

Logo podemos definir que marca e arquitetura:

..." sempre devem andar lado a lado, reforçando o posicionamento e a personalidade..."

"Sua mensagem deve ser a mesma, potencializando uma à outra na sua capacidade de atrair e
“convidar” novos clientes para um primeiro contato. Outro papel da marca e da arquitetura
é a sua contribuição no processo de construção de expectativas junto ao público-alvo."


Ref. www.cozinhaprofissional.com.br no documento http://www.cozinhaprofissional.com.br/arquivos/CP%20105%20-%20O%20Projeto_KHRAC7.pdf

A arquitetura do local deve ser compatível com a marca, e aqui incluem-se cores, formato e todos os demais detalhes da marca. Em contrapartida a marca também deve ser condizente com a arquitetura do local.

Uma não pode destoar da outra, ambas devem seguir a mesma direção e trabalhar para que a percepção que se quer que o cliente tenha seja potencializada.

Portanto caros internautas, quando forem definir a marca de suas respectivas empresas ou quando forem reformar o ambiente, não esqueçam, tanto uma quanto a outra deve ser correspondente.

Até a próxima...

Jovens do Brasil estão entre os mais empreendedores

Esse é o título da matéria do site do jornal Zero Hora de Porto Alegre.
Naturalmente sou interessado pelo assunto Empreendedorismo, e lendo a matéria percebi que houve uma mudança radical no motivo que leva um jovem a abrir o próprio negócio.
A necessidade está dando lugar a oportunidade, isso mesmo, hoje os jovens estão constituindo novas empresas por identificarem oportunidades e não por que pura e simplesmente faltou vaga no mercado de trabalho.
A matéria diz ainda "Dos jovens entre 18 e 24 anos no Brasil, 15% empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o país atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%)."
Percebam que o Irã e a Jamaica são países pobres (mais que o nosso) e que lá o principal motivador é a necessidade.
Para quem quiser conferir a reportagem na integra, segue a abaixo o link da matéria.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2442956.xml&template=3898.dwt&edition=11926&section=1008

Grato e até a próxima...

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