18/03/2009

Marca e arquitetura

Para que possamos fazer o relacionamento entre marca e arquitetura, primeiro vamos definir o que é marca.



  1. “Um nome, um termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que têm o propósito de identificar bens ou serviços de um grupo de vendedores e de diferenciá-los de seus concorrentes”(AMA (American Marketing Association) baseada em Kotler)

  2. “Marca é a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizado em um logotipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor. Trata-se de um sistema integrado que promete e entrega soluções desejadas pelas pessoas.”(José Roberto Martins)

E o que é arquitetura?



Segundo o site: http://www.iab-ba.org.br

Logo podemos definir que marca e arquitetura:

..." sempre devem andar lado a lado, reforçando o posicionamento e a personalidade..."

"Sua mensagem deve ser a mesma, potencializando uma à outra na sua capacidade de atrair e
“convidar” novos clientes para um primeiro contato. Outro papel da marca e da arquitetura
é a sua contribuição no processo de construção de expectativas junto ao público-alvo."


Ref. www.cozinhaprofissional.com.br no documento http://www.cozinhaprofissional.com.br/arquivos/CP%20105%20-%20O%20Projeto_KHRAC7.pdf

A arquitetura do local deve ser compatível com a marca, e aqui incluem-se cores, formato e todos os demais detalhes da marca. Em contrapartida a marca também deve ser condizente com a arquitetura do local.

Uma não pode destoar da outra, ambas devem seguir a mesma direção e trabalhar para que a percepção que se quer que o cliente tenha seja potencializada.

Portanto caros internautas, quando forem definir a marca de suas respectivas empresas ou quando forem reformar o ambiente, não esqueçam, tanto uma quanto a outra deve ser correspondente.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SUAS PESQUISAS SEM SAIR DAQUI!

Pesquisa personalizada

Quem me segue?