19/03/2009

Pilotar a sua moto na chuva

Só quem é motoqueiro, por profissão ou não, sabe que um dos maiores desafios é conseguir ficar em pé pilotando uma moto nos dias de chuva.
Eu particularmente gosto de pilotar em dias de chuva, sempre me dediquei a aprender as mais variadas técnicas de pilotagem em piso molhado, pois é um dos maiores desafios que o motoqueiro tem.
Como percebi que não são todos os motoqueiros que conhecem os modos mais seguros de pilotagem molhada vou postar aqui o resultado de algumas pesquisas que fiz. A minha intenção não é ensinar os outros, mas dar a oportunidade de que um maior número de pessoas tenham acesso a essas informações, afinal como diz GUILHERME PREZIA "...a chance de ocorrer um acidente diminui bastante se forem seguidas algumas dicas de condução e prevenção."
Um dos momentos que oferecem maiores riscos de queda, são os 5 primeiros minutos de chuva, pois a mistura de óleo e água juntos com outras porcarias formam um tipo de "pasta" que dificulta a aderência dos pneus no asfalto.
A velocidade no piso molhado deve ser reduzida, a distância entre os veículos próximos deve ser maior e deve-se evitar ziguezaguear entre os veículos.
O cuidado com os freios também é fator importante, a freadas bruscas jamais devem ser feitas, o travamento das rodas "alicatamento" pode causar acidente. Logo que a chuva começa, deve-se evitar esticar muito o cabo de freio, a 1ª freada deve ser suave para que a roda não trave.
Em relação aos capacetes, quando estes não tem entrada de ar, podem ficar com a viseira embaçada, uma solução para isso é levantar um pouco a viseira cerca de 0,5cm, ou para ficar melhor utilize como referência a unha do dedo mínimo (estando ela com o corte em dia é claro).
Os veículo lançam "spray" quando trafegam em piso molhado, por isso acostume-se a levar em lugar acessível algum tipo de material que possa limpar a viseira (papel, lenço e etc).
Se você estiver em uma auto-estrada, fique atento se os veículos que estão no sentido contrário já encontram-se molhados, isso é um aviso de que logo a frente há água, por isso é melhor parar a moto e vestir a roupa de chuva.
Todos sabemos que é impossível prever o futuro, mas pode-se antever o que poderá acontecer por isso redobre a atenção com todos a sua volta, agindo assim você estará praticando a direção defensiva.
Uma dica importante é evitar rodar do lado de dentro das curvas, devido a que ali é onde a sujeira se acumula, visto que em geral o lado de dentro das curvas é a parte mais baixa da pista.
Procure não passar pelas possas de água elas podem esconder grandes buracos que ficam imperceptíveis quando estão cheios da água.
Deixe um comentário com a sua dica...
Até a próxima...



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