10/04/2012

Empreendedorismo nas crianças

   Buenas caros leitores e leitoras deste modesto blog, como gosto de assuntos que rodeiam o EMPREENDEDORISMO, decidi falar um pouco sobre o empreendedorismo nas crianças.
   Sim!!!! Isso mesmo, empreendedorismo em crianças !!!!
   Até hoje escuto da minha mãe algo parecido com o que o personagem Lineu (Marco Nanini) quer para o Tuco (Lúcio Mauro Filho) no seriado A grande família, ou seja, passe num concurso e de preferência no Banco do Brasil. Porém do lado do meu pai, ele na maior parte de sua vida foi um autônomo, trabalhando por conta e correndo atrás do leão (sim, correndo atrás do leão, pq apenas matá-lo não era suficiente) onde sempre me falava: Filho, peça que o teu pai sempre tenha serviço, pois o resto a gente consegue.
   Por que estou falando isso? Ora, dentro da minha própria casa eu via situações opostas, um lado querendo a estabilidade, mesmo que seja com poucos $, mas desde que seja seguro. E de outra parte, sempre indo em busca do pão de cada dia, onde num dia ganhava-se muito e em outro nada.
   O que mais me atraia na questão do meu pai ser a vida inteira um autônomo é o fato de que nas crises que o nosso Brasil passou de 1985 para cá, ele sempre tinha uma saída, sempre arrumava algum trabalho para fazer, ou seja, com o conhecimento de rua, na faculdade da vida, ele nunca deixou faltar comida em casa, mesmo na crise do confisco da poupança, onde praticamente ninguém nesse país tinha $, ele não deixou de cumprir seu papel de chefe de família.
   E eu estando no meio de tudo aquilo, fui percebendo que o fato de ele nunca se acomodar em uma empresa, de estar sempre em busca de algo novo e não ter medo de correr risco em busca de seus objetivos, era na verdade o que eu queria ser, ou seja, dono do meu próprio nariz correndo o risco de não ter o que comer, mas com a possibilidade de faturar mais do que sendo um empregado.
   Desde criança fui educado a ser empreendedor (mesmo que não intencionalmente) e posso afirmar sem dúvida alguma, que isso faz muita diferença na hora de saber escolher o que fazer.
  Tenho a visão de que o empreendedorismo, a busca por oportunidade e a SAÍDA DO AQUÁRIO deve ser ensinada e estimulada nas crianças, é nesta época que o ser humano pode sonhar sem medo de ser infeliz, por isso pesquisei em alguns sites assuntos relacionados a isso e reuni algumas citações, segue logo abaixo:

1. NUNCA dê limites aos sonhos de suas crianças. Se há algo mais aterrorizante que existe na vida é proibir alguém de sonhar, pois este sonho bem trabalhado muito provavelmente se tornará uma realidade;

2. Evite ensinar empreendedorismo baseado em geração de renda, conhecimento e poder. Ao invés disso, oriente para que as crianças possam no futuro melhorar a condição de vida da coletividade;

3. Quebre paradigmas que podem vir fazer parte do universo da criança. O modelo mental é formado até os 7 anos de idade, portanto não é nada agradável crescer ouvindo que dinheiro não trás felicidade ou que ela (a criança) será incapaz de desenvolver algo na vida por algum motivo;

4. Desperte o sentido de iniciativa. Pessoas empreendedoras não esperam que algo aconteça, elas vão lá e fazem acontecer;

5. Deixe-as livres para criar, comecem a pensar em estratégias que possam levá-las à criatividade. No futuro elas enxergarão mais amplamente e farão a diferença no momento que encontrarem algo para colocar em prática;

6. Planejamento. Pessoas empreendedoras sempre agem com inicio, meio e fim através de metas. Quem não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve;

7. Ensine valores e princípios morais baseados no caráter, integridade, fé e ética. Pessoas que crescem pensando no coletivo, se tornam líderes fantásticos;

8. E por último, pais e educadores, sejam congruentes com seus pensamentos e atitudes. Aquela velha história de que "faça o que eu mando e não o que eu faço" é conversa furada. A criança que olha um adulto fazer algo errado, ilícito vai guardar aquilo pra si e se não tiver parâmetros éticos vai repetir de uma maneira talvez muito pior.

Fonte: ADMINISTRADORES

Quatro dicas
1- Durante a fase de crescimento, deixe que seus filhos abusem da criatividade, sugerindo, por exemplo, que reinventem jogos ou brincadeiras. Isso é importante para despertar a confiança necessária para descobrir novas alternativas e maneiras de inovar no negócio.
2- Garanta em casa um ambiente seguro para se cometer erros. Com isso, a ousadia e a criatividade não serão bloqueadas pelo medo de falhar e de ser censurado.
3- Na adolescência, leve seu filho ao trabalho de vez em quando e deixe que ele opine sobre algum assunto da empresa. Isso é ótimo para que ele sinta que faz parte de algo. É importante levar seus comentários a sério e explicar porque uma ou outra ideia pode ou não ser adotada.
4- Não imponha nada. Prefira que ele se inspire pelo seu exemplo. E se esse não for o caso, permita que ele siga o caminho escolhido sem represálias. Do contrário, você estará contribuindo para criar um filho infeliz.

Fonte: IAMAR

   A revista PEGN, também fala sobre o empreendedorismo nas crianças, dando algumas dicas importantes:

 -Na adolescência, leve seu filho de vez em quando ao trabalho e convide-o a participar de algumas decisões, de forma que ele sinta que faz parte de algo, de um time. Leve suas observações a sério e posteriormente explique por que uma ou outra idéia não foi adotada. A garotada costuma dar boas sugestões na área de internet e informática, coisa que os paizões nem sempre dominam.

- Deixe-o usar e abusar da criatividade durante a fase de crescimento. Apóie a reinvenção de jogos e de brincadeiras. É reconhecendo-se capaz de descobrir novos pontos de vista que o jovem se sentirá seguro para inovar na empresa.

- Mostre que o ambiente em casa e no trabalho é de compreensão com eventuais erros. É preciso estimular um filho a dizer sempre a verdade, mesmo quando ele comete falhas, porque é desta forma que se consegue a solução para os problemas.

- Não imponha nada, já que a estratégia de forçar a barra pode resultar num filho infeliz.


   Eras isso, espero que eu tenha sido claro.

FAÇA SUAS PESQUISAS SEM SAIR DAQUI!

Pesquisa personalizada

Quem me segue?