06/05/2009

Dicas do David Fortes

O camelô palestrante dá algumas dicas para o sucesso:

O cliente

Trato o cliente como ele merece: com todo o carinho e respeito. Sem ele, nada ganho, sou nada. Por isso, nenhuma vantagem é demais para minha clientela. O cliente tem sempre razão, sem exceções. Ele está sempre certo.


A ousadia

Quem chega primeiro bebe água limpa. Quem chega depois bebe água suja. Na vida, tem de ousar. Não adianta ficar se protegendo. Quem se protege se ilude. A vida já e um risco. Então, para que ficar se escondendo? Para beber água suja? Eu não. Vou sempre correr para chegar em primeiro lugar.


Os erros

Nunca tenha medo de cometer erros. O pior erro é o medo de não tentar. O que é pior? Arrepender-se pelo que fez ou pelo que não fez? Pelo que não fez, claro. Porque aí você não sabe nunca. A vida por si só é uma grande ousadia. Ouse sempre!


A fé

Eu sou muito grato a Deus. Eu comecei com 12 anos vendendo amendoim, laranja e carne seca nas ruas. Hoje tenho casa própria, dois apartamentos, carro, dinheiro aplicado. Às vezes eu nem acredito nisso. Então eu faço questão de falar em nome de Deus, sempre. E agradecer muito a Ele e a meu irmão, que deve estar bem pertinho dele agora. Eu tenho muita fé. Mesmo nas piores horas, eu tinha certeza de que, se Deus tinha fechado uma porta, ele ia abrir uma janela para mim. Nunca me desviei do caminho das coisas certas. Nunca caí na tentação de levar uma vida errada.


Humildade

Eu nunca me esqueço de onde vim. Se chegar alguém para falar comigo estou sempre disponível, disposto a falar. Pode ser rico ou pobre, para mim não faz diferença.


O Sorriso

O sorriso é o único idioma igual em todo o mundo. Um sorriso abre as portas e ajuda a abrir as carteiras. E, o melhor de tudo, o sorriso é grátis. E deixa melhor a vida de todos.O cliente deve se tratado com ele merece: com todo o carinho e respeito, sem ele nada ganho, não sou nada. O cliente tem sempre razão, sem exceções. Ele está sempre certo.


A Concorrência

Concorrência é bom na medida certa, demais atrapalha um pouco. De qualquer forma, você vai ter que sair do igual. O único jeito é ser diferente dos demais.


A Criatividade

Para se diferenciar, criatividade é fundamental. Você tem que ter coragem de acreditar nas suas idéias. As pessoas ou empresas devem inovar sempre como o diabo foge da cruz a todo tempo.


A Fidelização

Falam que eu sou especialista em marketing. Eu falo o que as pessoas querem ouvir. Mas o que as pessoas querem ouvir? Querem ouvir a alegria, o alto astral. O meu segredo foi sempre agradar as pessoas. Um cliente feliz traz dez pessoas de volta ao seu estabelecimento. Um cliente insatisfeito pode contaminar 40 pessoas, que vira um múltiplo de três, que nunca mais voltarão para o seu estabelecimento. A importância de conhecer o cliente e saber ouvir o que ele tem a dizer.

Eu tenho uma database com o nome e o telefone das pessoas que compram na banca. No dia do aniversário delas, podem passar lá na banca para pegar uma caixa de bombom. Pelas minhas contas, cada pessoa cadastrada gasta uns 2.500 reais por ano na minha banca. E quanto custa a caixa de bombom que eu dou no aniversário? Seis reais? Pelas minhas contas, é um ótimo negócio.


Base do Sucesso

Sonhar, só à noite. De dia temos que traçar meta. Devemos ter um objetivo na vida. O Brasileiro deve ter fé acima de tudo, pois a vida é dura para quem é mole. Devemos ter atitude e ser ousado para se diferenciar dos demais. Desistir nunca, persistir sempre, pois obstáculos sempre teremos em nossos caminhos. Por isso, devemos trilhar o caminho do bem, para chegar no tão esperado sucesso!


Segredo do Sucesso

Ser uma pessoa verdadeira, honesta e acima de tudo ter um sorriso transparente que não seja mecânico. Um sorriso abre todas as portas e também abre as carteiras. Essa frase quer dizer que um simples sorriso pode lhe abrir várias portas para o sucesso. Energia positiva atrai coisas boas, temos que amar sempre nossos clientes.


A diferenciação

Neste mundo globalizado tudo é igual. Os produtos são iguais ou muito parecidos. A diferença fica por conta do atendimento. Agora, se os produtos estão ficando iguais, os clientes estão cada vez mais diferentes. Não se pode fechar os olhos para as diferenças entre as pessoas. Por isso, é importante ter um tratamento diferenciado para cada cliente que chega à sua loja ou empresa. Um gosta de uma coisa outro, outro gosta de outra. Um chega de bem com a vida, outro chega com um mau humor do cão. Como você vai saber? Ouvindo. Ouvindo muito e ouvindo sempre. Para ouvir, tem de ter empatia, interesse verdadeiro pelo ser humano. Só prestando atenção nos outros você vai saber a coisa certa a fazer para alcançar o sucesso.



Para quem quiser conferir o site do David: BANCA DO DAVID

DAVID CAMELÔ, história de vida

Vocês lembram do David, o camelô famoso?
Pois bem, segue logo abaixo um pequeno resumo de sua história de vida:

"Há 17 anos atrás ele era cortador de cana na divisa entre o Rio e o Espírito Santo, quando arrumou um emprego na Polygram e veio morar na cidade, em um barraco que alugou na Rocinha. Dois anos depois foi demitido, e não conseguindo pagar o aluguel, foi despejado em seguida. Passou a morar na rua, embaixo da lage de um prédio no centro do Rio onde passou fome, muito medo e muitas outras necessidades. Na ocasião sua esposa estava grávida de 8 meses e numa determinada noite ela sentia muitas dores. Ele sabia que para aliviar aquelas dores precisava comprar um medicamento que custava R$ 12,00 e não tinha um real sequer. O porteiro do prédio em que ele "morava" sob a lage se sensibilizou com a situação, emprestou os R$ 12,00 e ele foi à farmácia. A caminho da farmácia ele pegou aquele dinheiro com as duas mãos, segurou firme e pediu a Deus que "o iluminasse para sair daquela situação aflitiva." Ele disse que "deu um negócio" na cabeça dele, e ao invés de ir para a farmácia ele foi a uma distribuidora de doces, comprou os R$ 12,00 em balas e drops, e em duas horas dos R$ 12,00 fez R$ 24,00. Dos R$ 24,00, pegou R$12,00 e comprou o remédio e os outros R$ 12,00 foi o seu capital de giro inicial. Hoje, 15 anos depois, ele fatura R$ 158.000,00 por mês, sendo R$ 38.000,00 com sua barraca de salgados, doces, sucos e R$ 120.000,00 com as palestras que ministra, principalmente para público executivo de empresas, como empresários, presidentes, diretores e gerentes (Bradesco, C&A, TAM, etc.). Existe mais de 80 matérias sobre sua vida e seus resultados na mais diferentes mídias no Brasil (Estadão, Folha, Carta Capital, Jornal Nacional, Jornal da Globo, Programa do , Marília Gabriela, Adriane Galisteu, etc, etc, etc,) e no mundo (EUA, Canadá, Japão, Inglaterra, etc, etc,). Foi entrevistado no programa do David Letterman (mais famoso programa de entrevistas do mundo), ficou no hotel que hospeda os entrevistados do programa, no quarto ao lado do Mel Gibson. No dia, a entrevista do Mel Gibson durou 11 minutos e a do David 22 minutos. David ensina em suas palestras lições de vida e de marketing, que seguem algumas listadas abaixo: - Sua barraca tem base de dados de 5000 clientes. Com isso ele sabe o perfil dos seus clientes, o que preferem, quanto gastam. Envia email no dia do aniversário cumprimentando e dando um brinde tipo pacote de biscoitos ou um chocolate; - Aumentou seu faturamento em 30% explorando o que ele identificou o horário da fome: às 15:00h sabia que vários dos seus clientes tinham fome mas tinham preguiça de descer e comprar os produtos. A partir disso criou um call center (que na verdade é o celular dele) onde atende os chamados e faz as entregas; - Tem o drive-thru, um local onde os clientes param o carro e são atendidos, sem que os mesmos precisem descer do carro; - Tem o cai-cai, se um cliente está comendo e o produto cai no chão ele dá um novo na hora; - É patrocinado pela Losango Financeira (que paga para ele usar os uniformes com o logo dela), fez parceria com a United Air Lines onde promove concursos e ganha em troca passagens aéreas para ele e a família; - A Tostines cedeu 3 guarda-chuvas tipo Fórmula 1 para que, nos dia de chuva, ele possa ir buscar os clientes do outro lado da calçada: quando o cliente entra embaixo do guarda chuva, ele aponta um papelzinho pendurado na armação indicando um prêmio que o cliente ganhou; - Fez a campanha Boca Limpa, onde fez convênio com uma clínica odontológica e quando os clientes atingiam determinado valor consumido, ganhavam uma limpeza bucal. Nessa ocasião ele teve o caso de dois clientes que não tinham quase nenhum dente na boca perguntando ao David como eles ficavam nessa promoção: Na hora ele criou outra promoção para esses dois clientes que após um determinado volume de consumo em produtos, esses clientes ganharam uma dentadura; - Ou seja, ele encanta os seus clientes SEMPRE, com muita criatividade e ousadia! - Ele é referência nas principais Universidades que tratam de marketing no país e está estendendo essa fama ao exterior; - Quando perguntam a ele se esses gastos não dão prejuízo para a operação dele, ele diz: "marketing bem feito é assim, você dá um passinho para trás e, com calma, dá três passos para frente."; Em relação às suas considerações sobre a vida, ele pensa que: - A vida é dura para quem dá mole; - Faça sempre negócio pensando pelo seu cliente: se você vende um produto que você sabe que não será bom para seu cliente, a médio e longo prazo você fez um mau negócio - isso ele chama de "marketing negativo"; - Haja com honestidade: o que você faz para o mundo volta para você, da mesma maneira; - Quando os amigos provocam ele dizendo: "tá com grana, carrão, agora vai trocar a patroa de 50 por duas de 25", ele responde: "Quando eu morava na rua, passando frio, fome e medo, um dia eu disse para minha mulher: meu amor, por que você não volta para casa dos seus pais por enquanto, pelo menos lá você tem um abrigo, e tem comida para se manter." Ela disse: "Eu escolhi você para ser meu companheiro, seja na alegria ou na tristeza, seja na dor ou no amor, seja na pobreza ou na riqueza"; - Ele termina: "Meus amigos, cuidado com as ilusões, isso é que é uma mulher de verdade!"; - E que "a família é o melhor e mais precioso tesouro que podemos ter"."

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