30/04/2009

Tráfico de partes humanas

Estava eu navegando por um site do continente africano e ao me deparar com uma matéria fiquei estaressido.
AINDA EXISTE TRÁFICO DE PARTES HUMANAS!!!!!!!
Tudo bem que a gente houve falar aqui e alí, existe até mesmo uma lenda urbana que fala sobre um sujeito que acorda e está em uma banheira de gelo sem os seus rins (é + ou - assim), daí a ter uma reportagem afirmando que isso realmente ainda exista é algo CHOCANTE.

Segundo o site Africanidade, cabeças de crianças descobertas em 2007 são do tráfico de partes humanas entre o Moçambique e a Africa do Sul, isso mesmo, o país que em 2010 será sede da Copa do Mundo é um dos envolvidos.
Segue a matéria:

Cabeças de crianças descobertas em 2007 tornaram tráfico de órgãos indesmentível em Moçambique

Responsáveis dos Direitos Humanos em Moçambique disseram que a descoberta de uma caixa com cabeças de crianças, que fora levada em 2007 do país para a África do Sul, esteve na origem de um relatório sobre o tráfico de órgãos e do "despertar" da sociedade moçambicana para o problema.
"Antes do relatório (apresentando em Fevereiro deste ano) havia muitas negações. Hoje o Governo e a sociedade civil aceitam que este tráfico é uma realidade", disse hoje, quarta-feira, à Lusa um representante da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos (LDH),
Simon Fellows.
A LDH promoveu em Maputo uma reunião alargada para iniciar um debate com vista à criação de legislação sobre tráfico de órgãos humanos, que até agora não existe, nem em Moçambique nem na África do Sul.
Por falta dela, disse Simon Fellows, se alguém for identificado a transportar partes de órgãos humanos não é penalizado pelo acto.
A presidente da LDH, Alice Mabote disse que a reunião, "a primeira de muitas", junta representantes do Governo, da Procuradoria-Geral da República, da Polícia de Investigação Criminal, de embaixadas, dos princi
pais partidos políticos (Frelimo e Renamo), médicos tradicionais e organizações não-governamentais.
Segundo Simon Fellows, a questão do tráfico de órgãos humanos começou a ser debatida quando, em 2007, a organização Save The Children Norway (Noruega)-Mozambique Programme foi alertada para a descoberta, numa viatura, de 17 cabeças de crianças na fronteira de Moçambique com a África do Sul, já do lado sul-africano.
Simons Fellows disse que uma testemunha contou que as cabeças, congeladas, tinham origem em Moçambique mas que só foram descobertas do lado sul-africano.
"As ONG que trabalhavam em Moçambique não tinham até então conhecimento de casos nem tinham qualquer pesquisa sobre o assunto", pelo que o trabalho da LDH apresentado este ano foi o primeiro.
Simons Fellows contou que ele mesmo falou com a testemunha do caso das 17 cabeças e que ficou surpreendido quando, no decorrer da investigação da LDH, outra testemunha, sem qualquer contacto com a primeira, referiu o mesmo caso, ainda que sem pormenores.
"A primeira soube que eram 17 cabeças porque viu a polícia sul-africana a contá-las", disse.
"Partes do corpo humano são traficadas regularmente, entre a África do Sul e Moçambique e dentro de cada um dos países", disse o responsável, acrescentando a quase totalidade das pessoas com quem a LDH falou disseram que esses órgãos eram para "práticas tradicionais", denominadas "muti" (feitiçaria).

Segue link da matéria: Cabeças de crianças descobertas em 2007 tornaram tráfico de órgãos indesmentível em Moçambique

ARTIGO DO PROFº MARINS

Segue mais um artigo do Profº Marins, agora ele fala sobre 10 pequenas coisas que fazem uma grande diferença.


  1. Lembre-se sempre de dizer “com licença”; “por favor” e “obrigado”, mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo;
  2. Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;
  3. Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para assuntos particulares;
  4. Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;
  5. Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;
  6. Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;
  7. Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas;
  8. Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para não ofender as pessoas;
  9. Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;
  10. Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.

Segue o link 10 pequenas coisas que fazem uma grande diferença

FAÇA SUAS PESQUISAS SEM SAIR DAQUI!

Pesquisa personalizada

Quem me segue?