13/04/2009

Metodologia da pesquisa

Olá colegas internautas, como foi a Páscoa de cada um de vocês? A minha foi muito boa, com muito chocolate e família unida.
Bem, hoje vou tratar de "Metodologia da pesquisa", pois é uma cadeira que estou cursando na faculdade e que me interessei sobre o assunto, portanto fui ao grande oceano chamado internet e pesquisei sobre o tema.
Metodologia da pesquisa é o método que se utiliza para se fazer a pesquisa, podendo ser qualitativa e quantitativa e para que se faça a metodologia da pesquisa deve-se seguir um passo-a-passo.

1º passo) Escolha do tema
Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema para o trabalho de pesquisa. Abaixo estão relacionadas algumas questões que devem ser levadas em consideração nesta escolha:

Fatores internos

- Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal.
- Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa.
- O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido.

Fatores Externos

- A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais.
- O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho.
- Material de consulta e dados necessários ao pesquisador

2º passo) Revisão da literatura
Obtenção de documentos existentes ou co-relacionados com o tema escolhido.

3º passo) Definição do problema de pesquisa
O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.

4º passo) Hipótese
A hipótese é uma suposição que se faz sobre a que respostas pode-se chegar, ou seja, cuidado ao formular as hipóteses.

5º passo) Justificativa
A Justificativa num projeto de pesquisa, como o próprio nome indica, é o convencimento de que o trabalho de pesquisa é fundamental de ser efetivado. O tema escolhido pelo pesquisador e a Hipótese levantada são de suma importância, para a sociedade ou para alguns indivíduos, de ser comprovada.

6º passo) Objetivos
Quais são os objetivos que se quer atingir com a elaboração do trabalho. Quais são os objetivos gerais e específicos de seu trabalho?

7º passo) Metodologia
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa.

Esses são apenas alguns passos de um trabalho dentro da "Metodologia da pesquisa", mas claro que existem muitas outras informações que podem ser lidas e absorvidas ou não, por você.
Espero poder ter ajudado e caso tenha alguma sugestão sobre o assunto deixe o seu comentário.

Segue o link do site onde coletei o conteúdo, o "Pedagogia em foco"

FAÇA SUAS PESQUISAS SEM SAIR DAQUI!

Pesquisa personalizada

Quem me segue?