29/04/2009

ARTIGO DO PROFº MARINS

Segue mais um dos incríveis artigos do Profº Marins.

Toda unanimidade é burra

Essa é uma das frases mais famosas de Nelson Rodrigues, o grande dramaturgo brasileiro. Se todos concordarem com você, dizia ele, alguma coisa está errada pois "toda unanimidade é burra". E ele apenas repete o ditado latino que afirma – "cada cabeça, uma sentença".
Não há dois seres humanos iguais. Desde a constituição genética até temperamento e caráter diferem de uma pessoa para outra. Assim, é preciso entender que é uma absurda pretensão querer que todos concordem com você, que pensem como você, que entendam as coisas e os fatos como você, que acreditem em você.

Cada pessoa tem sua própria história. Sua formação é única. Suas experiências são únicas. Seus êxitos e fracassos são únicos. Suas necessidades são únicas. Suas aspirações são únicas. Sua visão do mundo e das pessoas são únicas. Assim, por mais próximos que estejamos; por mais irmãos que sejamos; por mais amigos que nos consideremos, haverá sempre a diferença de entendimento, de compreensão, de visão. E é justamente essa diferença que faz a maravilha do mundo e das pessoas, a maravilha da individualidade. Portanto, querer que as pessoas sejam iguais e que pensem, entendam e vejam as coisas e o mundo como vemos é negar a própria realidade humana.

Assim, mais uma vez, a tolerância com a diversidade humana é fundamental para o sucesso pessoal e profissional. Rui Barbosa dizia – "embora não concorde com nenhuma das palavras que estais dizendo, hei de lutar até a morte para que tenhais o direito de as dizer." Nada mais indicativo da tolerância!

Vejo pessoas que não compreendendo essa diversidade humana e a riqueza que ela contém, vivem azedas e arrogantes, lutando contra o mundo para fazer valer o seu ponto de vista pessoal, a sua verdade, a sua fé, a sua visão da realidade. É claro que devemos expor e defender nossos pontos de vista e nossa visão, mas temos que fazer isso respeitando a individualidade do outro, as idéias dos outros, a visão alheia e até comportamentos e atitudes essencialmente diferentes dos que temos ou aceitamos. Assim é a vida entre humanos. Quem não compreende essa verdade absoluta sofre a faz sofrer os que com ele ou ela convivem.

Nesta semana, gostaria que você refletisse sobre isso. Será que realmente compreendemos e aceitamos a diversidade humana? Será que somos tolerantes com as diferenças individuais? Como somos na família, no trabalho, no círculo de amigos? Na vida, enfim?

Segue o link: Toda unanimidade é burra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SUAS PESQUISAS SEM SAIR DAQUI!

Pesquisa personalizada

Quem me segue?